Uma reflexão sobre o significado das novas tecnologias na educação foi um tema de destaque no primeiro diálogo do Encontro de Educação Renovando Olhares e Práticas, hoje, no CEBB Caminho do Meio. O Lama Padma Samten recebeu os convidados da primeira mesa redonda falando sobre o significado da educação no budismo. O astrônomo Walmir Thomazi Cardoso mencionou que um ato simples como olhar o céu pode mudar a forma do ser humano se situar no mundo. A publicitária Givani Dantas mostrou como aplicativos de uso educativo podem enriquecer o ato de educar. O educador José Pacheco, ligado a iniciativas pedagógicas importantes como a Escola da Ponte e o Projeto Âncora, explicou por que deveríamos abandonar imediatamente o modelo atual de escola e aula, marcado pelo positivismo do século 19.
Você pode ler abaixo alguns trechos das falas dos palestrantes de hoje.
Lama Padma Samten, presidente do CEBB:
“O budismo trabalha com a noção de vida humana preciosa. Vamos cuidar das crianças, da nossa alimentação, da felicidade e das relações. Isso é fundamental, porque se as relações vão mal certamente vamos criar problemas. Quando nos engajamos de forma ampla e positiva em todas as direções, internamente surge uma energia que nos move. Este é o segredo das pessoas que viveram muito e não sentem a vida passar. Estão cheias de uma energia que é livre e por isso chamada de primordial. Ela não vem de lugar algum, é algo milagroso, uma bênção, a pessoa se sente sustentada por alguma coisa. Chamamos isto de mandala e é o que deveria estimular nossa ação no mundo. Desta forma o budismo se apresenta e assim surge para nós a questão da educação”.
Walmir Thomazi Cardoso, astrônomo:
“Nós somos formados por carbono, temos cálcio em nós. Estes elementos surgem no interior de uma estrela. Como isso não é explicado nas escolas? Que escola é essa que não explica que somos frutos do universo e seres em permanente transformação? Você está dentro do universo, num planeta que se move, e compartilha com todas as outras pessoas a mesma origem estelar. Quando entendi isso, nunca mais voltei ao normal. Se na escola você volta ao normal é porque a escola não serviu pra muita coisa. A prática de observar o céu deve ser muito próxima da meditação, porque o prazer de olhar o céu com as pessoas e aprender o céu das diferentes culturas é um agente muito transformador e essencial dentro do ambiente escolar, seja de qual escola for”.
Givani Dantas, publicitária, representando a empresa P3D:
“Quando produzimos objetos de aprendizagem, que no nosso caso são programas voltados para educação, temos a preocupação de não tirar o papel do professor e de preservar sua interação com o aluno. Ele faz uso destes programas dentro da escola e pode integrar o trabalho com livros ou outros materiais didáticos. É possível também escrever em cima das imagens que produzimos, realçar a aparência de algum órgão do corpo humano ou de um animal ou detalhes de uma paisagem. Ele pode também pode gravar a aula, colocar no site e um aluno que faltou pode assistir depois”.
José Pacheco, educador:
“Eu dava boas aulas e no fim verificava que alguns alunos não haviam aprendido. Perguntei-me por que razão há alunos que não aprendem. Perguntei-me: ‘Por que dou aula’? Se eu dava aula e eles não aprendiam, qual era a origem do problema? Descobri que era a aula. Eles não tinham nenhum problema de aprendizagem, eu é que tinha problemas de ensinagem. Descobri que é impossível ensinar a todos como se fossem um só. Cada pessoa é dotada de ritmo próprio, nem todos podem seguir o mesmo ritmo. Este modelo falido de aula, turma, ciclo, série, tempo de 50 minutos, tudo isso surgiu no centro da Europa, no século 19. Estamos no século 21, mas o modelo segue. Dar aulas é inútil e e prejudicial. A escola são pessoas. Temos que pegar as novas tecnologias e colocar a serviço das pessoas e da sociedade”.
Este evento está sendo transmitido via streaming?
Obrigado!
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Infelizmente não. Mas está sendo gravado em vídeo HD e daqui há umas semanas será disponibilizado no youtube todas as palestras, mesas redondas e alguns takes de outros momentos do encontro.
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Concordo plenamente com tudo. Não sou professora,mas tenho filhos na escola e me desespero em ver o quanto o ensino ficou chato entediante e defasado. E vejo isto refletir na educação deles… Está na hora de mudar…
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Muito obrigado… vou aguardar ansioso essa publicação!
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